Educação Pré-escolar

A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.
Ler mais: Educação Pré-escolar

1.º Ciclo do Ensino Básico

O 1.º ciclo do ensino básico visa o desenvolvimento da linguagem oral e a iniciação e progressivo domínio da leitura e da escrita, das noções essenciais da aritmética e do cálculo, do meio físico e social e das expressões plástica, dramática, musical e motora.

O 1.º ciclo do ensino básico tem a duração de quatro anos (do 1.º ao 4.º ano de escolaridade).
Ler mais: 1.º Ciclo do Ensino Básico

Pré-Escolar

Organização curricular

O plano de estudos do Pré-Escolar é o seguinte:


Atividades Curriculares

Carga Horária Semanal

Áreas

Domínios

Componentes

Formação Pessoal e Social



Construção da identidade e da autoestima

25H

Independência e autonomia

Consciência de si como aprendente

Convivência democrática e cidadania

Expressão e Comunicação

Educação Física



Educação Artística/Artes Visuais



Educação Artística/Jogo Dramático/ Teatro



Educação Artística/Música



Educação Artística/Dança



Linguagem Oral e Abordagem à escrita

Comunicação Oral

Consciência Linguística

Funcionalidade da linguagem escrita e sua utilização em contexto

Identificação de convenções da escrita

Prazer e motivação para ler e escrever

Matemática

Números e Operações

Organização e Tratamento de Dados

Geometria e Medida

Interesse e curiosidade pela matemática

Conhecimento do Mundo



Introdução à metodologia científica

Abordagem às ciências

Mundo tecnológico e utilização das tecnologias







Atividades não Letivas



Atividades de Animação e de Apoio à Família (A.A.A.F.)



Todas as atividades que se destinam a assegurar o acompanhamento das crianças na educação pré-escolar antes e ou depois do período letivo e durante os períodos de interrupção letiva.



2.º Ciclo do Ensino Básico

O 2.º ciclo do ensino básico visa a formação humanística, artística, física e desportiva, científica e tecnológica e a educação moral e cívica, procurando habilitar os alunos a assimilar e interpretar crítica e criativamente a informação, de modo a possibilitar a aquisição de métodos e instrumentos de trabalho e de conhecimento que permitam o prosseguimento da sua formação, numa perspectiva do desenvolvimento de atitudes activas e conscientes perante a comunidade e os seus problemas mais importantes.

O 2.º ciclo do ensino básico tem a duração de dois anos (do 5.º ao 6.º ano de escolaridade).
Ler mais: 2.º Ciclo do Ensino Básico

3.º Ciclo do Ensino Básico

O 3.º ciclo do ensino básico visa a aquisição sistemática e diferenciada da cultura moderna, nas suas dimensões humanística, literária, artística, física e desportiva, científica e tecnológica, indispensável ao ingresso na vida activa e ao prosseguimento de estudos, bem como a orientação escolar e profissional que faculte a opção de formação subsequente ou de inserção na vida activa, com respeito pela realização autónoma da pessoa humana.

O 3.º ciclo do ensino básico tem a duração de três anos (do 7.º ao 9.º ano de escolaridade).
Ler mais: 3.º Ciclo do Ensino Básico

Cursos Científico-Humanísticos

Os Cursos Científico-Humanísticos do ensino secundário são vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior.

A escola oferece, em regime diurno, os cursos de Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Linguas e Humanidades e Artes Visuais.
Ler mais: Cursos Científico-Humanísticos

Cursos Profissionais

Os Cursos Profissionais são uma modalidade de educação, inserida no ensino secundário, que se caracteriza por uma forte ligação com o mundo profissional. A aprendizagem valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local.

A Escola Secundária da Amadora oferece, no presente ano letivo e em regime diurno, os cursos de Técnico de Análise Laboratorial, Técnico de Audiovisuais, Técnico de Contabilidade, Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e Técnico de Turismo.

Estão abertas as pré-inscrições para o ano letivo de 2015/2016, nos cursos de Técnico de Análise Laboratorial, Auxiliar de Análises Clínicas (aguarda aprovação pela ANQEP), Gestão e Administração e Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.
Ler mais: Cursos Profissionais

Ensino Recorrente

O ensino secundário recorrente visa proporcionar uma segunda oportunidade de formação que permita conciliar a frequência de estudos com uma atividade profissional.

A escola oferece, em regime noturno, os Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas e Ciências Sociais e Humanas.
Ler mais: Ensino Recorrente

Cursos de Educação e Formação de Adultos

Os Cursos Educação e Formação para Adultos (EFA) destinam-se a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos à data do início da formação, sem a qualificação adequada para efeitos de inserção ou progressão no mercado de trabalho e, prioritariamente, sem a conclusão do ensino básico ou do ensino secundário .
Ler mais: Cursos de Educação e Formação de Adultos