Visita de Estudo ao Mosteiro de Alcobaça e Peniche
No dia 8 de maio, os alunos do 7.º ano participaram numa visita de estudo organizada pelas disciplinas de História e Geografia, com o objetivo de reforçar os conhecimentos adquiridos em aula. Durante a manhã, visitaram o Mosteiro de Alcobaça, onde exploraram aspectos da arquitetura gótica, da história da monarquia portuguesa e do papel das ordens religiosas na Idade Média. À tarde, deslocaram-se ao litoral de Peniche, onde observaram diversas formas do relevo costeiro e refletiram sobre processos naturais e a preservação dos ecossistemas. Os alunos participaram com interesse e responsabilidade, e a visita decorreu com sucesso, destacando-se a boa organização e a eficácia da abordagem interdisciplinar.
Foi uma experiência educativa enriquecedora e motivadora.
Revista ESA Science
E aí está o segundo número da revista de divulgação científica feita por e para os alunos do AEPAP, agora já com nome.
Esta publicação pretende fortalecer a literacia científica da nossa comunidade educativa, bem como divulgar alguns dos trabalhos e atividades que vão sendo realizadas no nosso Agrupamento.
Este segundo número pode ser consultado e lido, clicando na imagem. (sugere-se a visualização em ecrã inteiro depois de encerrar os banners de publicidade)
Concurso reporter eletrão
Os alunos de Química da turma 2 do 12.º ano, Elma Maria Monteiro de Sousa, Gonçalo Dinis de Almeida Lima e Miguel Morgado Farinha participaram no concurso Repórter Eletrão, inserido no projeto Escola Eletrão, com o vídeo https://youtu.be/sYFncwy0dh8?si=yd9EgXV7f9lhF8Rr e foram os vencedores. Parabéns por promoverem a reciclagem na nossa escola, pela criatividade e pelo excelente trabalho de equipa.
ModaLisboa AMANHÃ 2025
No dia vinte e oito de abril entre as 10h e as 13h foi realizada uma Formação e Workshops ModaLisboa e da PVH Foundation tendo como objetivo sensibilização e formação de jovens para integrarem a Indústria de Moda.
1ª parte - com apresentação teórica sobre a indústria da Moda, os seus valores e potencial de empregabilidade, transmitindo alguns conhecimentos chave para compreender melhor o setor.
2ª parte: O workshop combina uma introdução teórica com um exercício de transformação prático para gerar maior interesse por parte dos alunos.
Candidatura aos apoios da Ação Social Escolar 2025/2026
Informam-se os alunos interessados na apresentação da Candidatura aos Apoios da Ação Social Escolar (ASE), para o ano letivo de 2025/2026, que devem fazê-lo de 19 de maio a 31 de julho de 2025, preenchendo o formulário abaixo indicado.
Declaração (PDF) emitida pela Segurança Social (emitida há menos de 4 meses da data de entrega) com o posicionamento no escalão de Abono de Família, ou, quando se trate de trabalhador da Administração Pública, pelo serviço processador.
IBAN (PDF) do Encarregado de Educação, com identificação do nome e logotipo da Instituição Bancária
Havendo incompatibilidade no preenchimento do formulário, deverá proceder à entrega presencial da candidatura com os documentos solicitados. Candidatura
Sarau de Ginástica e Dança
No proximo dia 27 de maio, no polivalente da Escola Secundária da Amadora, vai decorrer um sarau de Ginástica e Dança. Para participares inscreve-te com o teu profesor de Educação Física até dia 21 de maio.
Dia Mundial da Meteorologia
No dia 26 de março teve lugar uma palestra na Escola Roque Gameiro, organizada pelo Clube de Ciência Viva nas Escolas - Pioneiros da Aviação no Conhecimento, no âmbito do Dia Mundial da Meteorologia. Foi nosso convidado o Dr. Nuno Lopes, Chefe de Divisão de Previsão Meteorológica e Vigilância (DivMV) do Departamento de Meteorologia e Geofísica (DMG) do IPMA que através de uma conversa animada e esclarecedora, divulgou o que faz um meteorologista, como se pode chegar a esta profissão, o que distingue a meteorologia do estudo do clima e esclarecer algumas das dúvidas relativamente a esta área do conhecimento. Participaram os alunos das turmas 7º1ª e 7º4ª, tendo a atividade decorrido num ambiente agradável, onde os alunos foram colocando algumas questões, revelando interesse pelo assunto apresentado.