Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Contos da “Avó Tota”

No âmbito do projeto “À volta das Histórias” - em desenvolvimento na aula de português - o 5º 3ª, no dia 14 de maio, foi presenteado com a “História de Vida” da “Avó Tota”. Maria de Fátima de Azevedo Alves - avó “Tota” – como, carinhosamente, é apelidada pelos netos e pelas crianças, hoje adultas, de quem foi educadora – é uma senhora indiana, nascida em Goa a 13 de maio de 1936. Afável, gentil e determinada foi assim que se apresentou e que contou a sua “história de vida” esta “Querida Avó” de 83 anos. Respondendo a questões colocadas pelos alunos presenteou-os com conselhos válidos e encantou-os com a sua simpatia. De entre as várias experiências partilhou também uma gastronómica – cheu. Dona de uma energia infindável, tal como revelou a sua filha Carla Maria Vaz Antoniotti, é ela própria quem faz o “cheu” que trouxe para dar a conhecer aos alunos da turma do 5º 3ª onde está o seu neto. Unindo diferentes sorrisos e curiosidades deu a conhecer novidades, ajudando a ampliar o conhecimento cultural dos alunos. Tivemos na sala de aula três gerações – mãe, filha e neto. Obrigada a todos pelo empenho, envolvimento e concretização das atividades! Um agradecimento muito especial à “Avó Tota”!